Resenha: Enquanto eu te Esquecia (Jennie Shortridge)

Livro: Enquanto eu te Esquecia
O que a memória apagou, o coração recorda...
Autor(a): Jennie Shortridge
Editora: Única
Páginas: 384
Ano: 2014
Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente.
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.


Enquanto eu te Esquecia conta a história de Lucie Walker, uma mulher que foi encontrada na Baía de São Francisco e que não fazia ideia de quem era ou como foi parar ali. Ela é enviada a uma clínica psiquiátrica, onde acaba sendo diagnosticada com um tipo raro de amnésia que a impede de se lembrar de seu passado. Ela consegue se lembrar de fatos como, quem é o atual presidente, mas não faz ideia nem de seu nome! Com a ajuda da imprensa, um homem chamado Grady a encontra depois de uns dias e a identifica. Grady é noivo de Luce, e após comprovar os fatos, consegue leva-la de volta para casa, em Seattle.

"Ela não o conhecia de jeito nenhum, e, no entanto, havia alguma coisa que dizia que sim."

De volta em sua casa, Lucie espera poder se lembrar de quem ela realmente era, mas nada ao seu redor a faz lembrar-se de algo familiar. Seu noivo percebe sua mudança de hábitos e personalidade, e não sabe mais como ajudá-la a lembrar das coisas, afinal, seu passado antes do ocorrido também era um grande mistério. Ela não possuiu família e o seu único parente vivo, a tia, é alguém que ela não gosta e nem tem contato, e Lucie nunca quis contar sobre seu passado, principalmente sobre algumas marcas em seu corpo, e chegou uma hora em que Grady deixou de perguntar.

Aos poucos Lucie vai descobrindo um pouco mais sobre quem era através de fotos, bilhetes, e-mails, a família de Grady e de alguns vizinhos. Ela fica chocada ao descobrir como antes do ocorrido ela era uma pessoa fechada, fria e controladora. A recuperação de Lucie se mostra cada vez mais difícil, afinal a cada dia ela se distancia mais da mulher que era e se torna uma desconhecida pra Grady. O que faria se jamais se lembrasse de si mesma? Seria uma ótima oportunidade pra começar uma nova vida, mas seria possível aquele homem que passa a ela uma sensação tão familiar e acolhedora, se apaixonar pela nova Lucie? 

"Alguma coisa estava acontecendo dentro de si, que ela não entendia muito bem. Estaria se apaixonando por um estranho pela primeira vez, ou se lembrando dos sentimentos passados? Ou estaria simplesmente desesperada por uma ligação, sendo ele sua única opção?"



Sabe quando um livro te passa uma sensação de tranquilidade? É exatamente o que senti ao ler Enquanto eu te Esquecia. É uma leitura tão agradável, com personagens tão humanos e sentimentos expostos de uma maneira tão real e simples, que de cara a história conquista você! Não é um livro pequeno e ainda assim você lê em pouco tempo, porque o desenvolvimento da trama, apesar de um pouco lento (porque é bem detalhado), é instigante. Ele é narrado em terceira pessoa, e os capítulos vão sendo alternados entre os personagens. Em um momento da história você lê o ponto de vista de outro personagem além da Lucie e o Grady, e que de início parece completamente aleatório, mas que os poucos você vê como se encaixa na história.

Gostei muito da protagonista e da jornada que ele teve que passar durante todo o livro. Grady me conquistou fácil também, foi um personagem que mostrou tanto amor, paciência e compreensão, mesmo quando ele estava uma bagunça por dentro. E gostei muito da narrativa da autora, que somente aos poucos vai entregando as peças do grande quebra-cabeça, até a gente montar completamente a história. Cada mistério que envolve o passado de Lucie que ela nunca quis mencionar para Grady, sobre sua infância e sua família, e até sobre o porquê de Lucie ter ido parar longe de casa e ter ficado com amnésia é entregue aos poucos, e vamos descobrindo, nos emocionando, e nos surpreendendo junto com a própria personagem, que vai fundo na busca para descobrir tudo sobre si! 

"E, sim, é claro, a evidência era inegável. Ela era Lucie Walker. E não era."

A única coisa que eu senti que deixou há desejar um pouco foi o final do livro, mas isso porque eu nunca fui muito fã de desfechos em que o autor dá oportunidade ao leitor para imaginar o que pode ter acontecido depois, como o de A Culpa é das estrelas, por exemplo. Eu até gostei do de ACEDE, da mesma forma que achei que funcionou muito bem em Enquanto eu te Esquecia, e eu não mudaria o final, mas não consigo deixar de me sentir um pouco frustrada, talvez porque eu queria ter lido pelo menos mais uma cena a partir da conclusão que a autora deu pra esses personagens, mas isso é uma opinião muito pessoal, e cada leitura funciona de um jeito pra cada pessoa.

Quanto à edição do livro, só tenho elogios a fazer a Única Editora. Gosto muito do cuidado deles com os livros. A qualidade e a beleza da capa, das folhas, das letras em ótimo tamanho... E o que eu mais gosto é que não passa aquela impressão de que é frágil demais e que se abrirmos demais o livro vai desmontar, que nem muitos que tenho aqui em casa, adoro o fato de ele ser “durinho”, o que ajuda bastante a manter ele sempre em bom estado.

0 comentários:

Postar um comentário