Resenha: Feios (Scott Westerfeld)



Livro: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 415
Ano: 2010

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Feios é o primeiro de uma saga de 4 livros. Esse provavelmente é um caso de “não julgue um livro pela capa”. Eu particularmente não gosto da capa, ela não me chama a atenção... Não sei ao certo. Mas o livro é incrível! Scott faz uma crítica perfeita a sociedade baseada na beleza, no perfeito. É um livro que nos faz pensar muito sobre o mundo em que vivemos e o que queremos para nosso futuro. 

"Em um mundo de perfeição, o normal é feio."

Nessa resenha farei um pouco diferente, não vou falar sobre o livro porque acredito que a sinopse já diz bastante. Então vou explicitar os tópicos que me agradaram no livro. O primeiro é a questão do egoísmo e da beleza exacerbada, que são teclas muito batidas nesse livro. E o fato de que nunca estamos satisfeitos com o que nós somos, estamos sempre querendo melhorar (É ou não é o perfil da nossa sociedade?).

Outro fato é de que nem todos pensam assim. Quem não quer se tornar Perfeito, como a Shay (amiga da protagonista do livro), não tem o poder de escolher não fazer a cirurgia, ela será obrigada a isso, e por esse motivo, a mesma foge. Ou seja, ninguém tem o poder de escolha, a sociedade faz a cabeça e toma as decisões pelas pessoas. Esse livro é um pouco “pós-apocalíptico”, e o autor cita nossa sociedade nele, nos apelidando carinhosamente de Enferrujados (não vou contar o porque, seria um mini spoiler). E ele também fala do petróleo, algo tão essencial na vida da sociedade, mas que ninguém pensa, ou só ele pensa, que poderia acabar conosco um dia.

Eu indico essa saga para todos os que querem uma distopia com bastante ação. Sim, tem romance! Mas é bem pouco, afinal esse não é o foco. O livro só não é melhor (pra mim pelo menos) porque não achei a narrativa tão avassaladora. Então em alguns momentos ficava monótono e tudo mais. Mas é uma boa pedida para os fãs de Jogos Vorazes, Divergente... e de quem curte distopias.

Os livros da série: 

1.       Feios
2.       Perfeitos
3.       Especiais
4.       Extras

0 comentários:

Postar um comentário