Conheça um pouco mais sobre os famosos Romances Históricos / Romances de Época!

Por um bom tempo os chamados Romances Históricos não eram tão falados, as pessoas os tratavam com certa timidez, apesar de sempre terem sido uma das leituras preferidas entre as mulheres. 

Mas o que são os famosos Romances Históricos que agora andam super comentados por ai? Como o próprio o nome diz, é um romance que destaca vida e costumes de certa época e lugar da história. Faz uma mesclagem entre fatos realmente ocorridos e fatos fictícios.

Mas e os Romances de Época, existe alguma diferença? Visitando o blog Ler é o melhor Lazer, li um post que me ajudou a compreender melhor o que diferencia os dois, já que conheço pouco do assunto e fiquei curiosa pra saber desses livros tão comentados! Confira:
"Alguns fatores diferenciam o Romance Histórico do Romance de Época, o Romance Histórico se preocupa com datas e fatos reais que marcaram a História. O local e o tempo onde se passa a trama é a principal referência para inserir os personagens reais, misturando-os aos fictícios, numa trama que mistura fatos históricos com imagináveis. É, essencialmente, a realidade interagindo com a ficção. Já o Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances."
A nossa colaboradora do blog, a Dinária, é uma grande fã desse tipo de livro e separou pra vocês os cinco romances que ela mais gostou e contou um pouquinho sobre eles, confira:

#1 -  A Guerra das Rosas (Shannon Drake)
Sinopse: Valeria a pena pagar o preço da inocência para salvar sua terra?!Eles nasceram para ser inimigos e destinavam-se a ser amantes... persongens de um perigoso jogo de intriga e paixão em que o preço era a inocência de uma mulher... e o prêmio era o coração de um homem!
A bela e voluntariosa Genevieve faria qualquer coisa para salvar seu amado castelo de Edenby... até partilhar o nome – e a cama – com seu mais traiçoeiro inimigo. Ele era lorde Tristan de La Tere, cavaleiro e nobre. Magnífico na batalha, liderou por terra seu exército invasor, apenas para se tornar prisioneiro do charme sensual da donzela que secretamente tramava sua destruição...

A Guerra das Rosas foi simplesmente o melhor livro histórico que eu já li, e continuou sendo depois de relê-lo. As emoções foram às mesmas, a raiva por Tristan de La Tere pelo comportamento que tinha às vezes por Genevieve, a compaixão por ele no momento que ele achou que ia perdê-la, como perdeu sua primeira esposa. Lendo o livro você ainda sai com um aprendizado a mais de história!

De tão maravilhoso que é este livro, passei a madrugada toda relendo, só fechei quando tinha terminado a ultima página, que era mais ou menos quase sete da manhã. Não iria conseguir dormir com a curiosidade que eu estava com o desfecho da história!

Shannon Drake é uma excelente escritora, adorei todos os romances que eu li dela até hoje, mas este com certeza, até depois de relê-lo, continua sendo o meu favorito!

#2 - Amável Tirano (Johanna Lindsey)



Sinopse: James Malory, a ovelha negra de uma família orgulhosa e tempestuosa, jurara que mulher alguma o levaria ao altar. Mas, em alto-mar, nem ele imagina ser derrotado por ela, a inocente Georgina Anderson, cujo amor pela liberdade rivalizava com o seu próprio, e por uma torrente irresistível e inesperada de paixão, que ameaçava engolir a ambos...






Nem sei o que dizer sobre este livro, é simplesmente tudo de bom, cheio de emoções. Eu ri muito, e quando digo muito, foi muito mesmo! rs 

A história te agarra de jeito desde a primeira palavra. A mocinha com os seus irmãos SUPER PROTETORES (o que deixou a história muito mais excitante). O modo como Georgina Anderson se encontrou com James Malory. Nossa, fiquei apaixonada por ele, um mocinho tudo de bom.

E eu digo: livro não recomendado para menores de 18 anos por ser muito hot! rs

Ah! Descobri que o livro faz parte da série ''Família Malory '', já estou lendo o primeiro da série (este é o terceiro, e são dez no total) e parece ser tão bom quanto este! 

#3Olhos da Meia-Noite (Sarah Brophy)
Sinopse: INGLATERRA, SÉCULO XI
O coração sente o que os olhos não podem ver...
Filho ilegítimo de um nobre normando, Robert Beaumont tomou-se um dos mais implacáveis guerreiros da Inglaterra. Em reconhecimento por seus serviços à nação, o rei o presenteia com uma propriedade, sob uma condição: que ele se case com a irmã do homem a quem o rei deve favores... Uma jovem que poucos homens concordariam de bom grado em tomar por esposa...
Há anos Imogen Colebrook vive isolada, nas terras frias e ermas do norte da Inglaterra, prisioneira do irmão, um homem sádico e cruel, responsável por sua deficiência... e por prometê-la em casamento a um homem perigoso. No entanto, ao conhecer Imogen, o temido cavaleiro fica deslumbrado por sua rara beleza e pela coragem daquela jovem, condenada a viver num mundo de trevas. Decidido a livrar sua noiva dos tormentos do passado, Robert precisa lutar contra o inimigo poderoso que ameaça destruir a frágil felicidade de ambos, e a conduzir o coração de Imogen pelo caminho da luz e do amor...
Já tava começando a desistir dos romances históricos, até esse aparecer na minha vida. História perfeita, personagens perfeitos... 

Robert apesar de ser um ex-mercenário é um amor de pessoa e se encanta completamente com Imogem, não dando importância ao fato que teria que casar com ela a mando do rei e nem com o seu problema de visão (cegueira absoluta). Ele tenta protegê-la de todo o mal e ganhar a sua confiança, pois Imogem apesar de gostar muito de Robert, achava que ele fazia parte de mais um dos planos macabros realizados por seu irmão Roger (amigo íntimo do rei). Mas depois de diversos acontecimentos, Imogem percebe que ele realmente a ama e que não tem nenhuma relação com seu irmão, e se vê obrigada a ajudá-lo a se livrar das injúrias inventadas por Roger, para assim poderem ser realmente felizes. 

Amei a história desse livro. Simplesmente perfeita. Super recomendo!

#4A Terra dos Calder (Janet Dailey)
Sinopse: Montana, 1878, Chase Benteen Calder desmonta do cavalo, contempla a planície à sua volta e decide: é ali que vai se estabelecer. Começa então a epopéia da família Calder, uma história de heroísmo, paixão, tragédias e vitórias que Janet Dailey conta em quatro romances. Neste livro - o segundo da série, mas que relata a origem da saga - a autora narra a aventura do primeiro Calder, que enfrenta índio e renegados do velho oeste americano ao lado da mulher Lorna para conquistar um território vasto e rico, porém hostil. A autora recomenda que esse seja o 1º livro na ordem de leitura, apesar de ter sido o 2º volume da Saga da Família Calder a ser publicado.

Fiquei tão encantada com os Calder! A primeira vez que eu li a série, li por ordem de lançamento. Agora que estou relendo por ordem da história mesmo. 

Os Calder são apaixonantes... Esse livro foi o 2ª lançado, mas é recomendado que seja o primeiro a ser lido. É simplesmente lindo ver a trajetória de Benteen pra conseguir transformar a Triplo C em uma dimensão que passará para as gerações futuras. Todas as dificuldades que ele passou, todos os desentendimentos com a mulher, tudo isso no fim é recompensado pela imensidade de sua fazenda.

O livro é maravilhoso, e agora que terminei de relê-lo ele subiu ainda mais no meu conceito. Recomendo!

#5O Anel de Noivado (Deborah Simmons)

Sinopse: Um casamento por ordem do Rei...
A última coisa que Elene Fitzhugh queria era se casar com Geoffrey de Burgh. Ela só esperava que os afiados punhais que possuía lhe dessem proteção contra os modos gentis e as açucaradas mentiras daquele homem!
Embora Elene Fitzhugh houvesse assassinado o primeiro marido no leito nupcial, Geoffrey de Burgh não tinha escolha além de se casar com ela. Mas como tomar por esposa uma mulher de alma tão selvagem e apaixonada?
                                  



Eu li esse livro a algum tempo atrás e estava doida querendo relê-lo, mas morrendo de medo de perder o encanto que eu tive na primeira leitura. 

Mas relê-lo apenas fez com que ele entrasse entre os meus favoritos. Nossa, que mocinho é esse! Sempre paciente, muito inteligente, simplesmente me apaixonei por ele de novo. E a mocinha, uma megera no começo do livro, mas que aos poucos vai mudando seu jeito (jeito que, aliás, que ela mantinha para se ver livre do pai, que era inimigo e vizinho de Dusntan de Burgh, mais conhecido como o ''LOBO''). Uma das partes que mais me encantou nesse livro foi Geoffrey penteando o cabelo de Elene... Aquilo foi pra arrebatar corações.

E com certeza a frase marcante do livro foi: "Esposa por acaso, companheira por opção." Aiai! Continuo suspirando! SUPER RECOMENDO!

Então, quem também lê esse tipo de romance? Tem algum preferido? Curtiram os livros do top 5? 
Conte nos comentários!