Resenha: Feliz Ano Velho (Marcelo Rubens Paiva)

Livro: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara
Ano: 2015
Páginas: 272
Sinopse: Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”.

O livro relata a história de Marcelo Rubens Paiva, um jovem, que após um mergulho mal planejado acaba tetraplégico. O texto é um relato espontâneo e autobiográfico, em que Marcelo conta seus dias no hospital intercalados com suas memórias; sua infância no Rio e em São Paulo, quando mudou-se para Campinas e matriculou-se na UniCamp e sua vida de músico.

Por esse motivo, o livro é caracterizado como literatura contemporânea, ou seja, apresenta uma fragmentação da história, onde é possível notar uma não-linearidade e narração em tempo psicológico, em que o leitor é levado pelos pensamentos do personagem.

A história passa-se durante a Ditadura Militar, em que o próprio pai de Marcelo, o deputado Rubens Paiva, é assassinado. É extremamente pertinente a atual geração conhecer as barbaridades cometidas nessa época da história brasileira. O livro é relatado com uma linguagem bastante informal, estando presente muitas gírias, uma característica da década de 1970 a qual o livro se passa.

O título "Feliz Ano Velho" descreve o estado de Marcelo ao sofrer o acidente. Era perto do Natal de 1979; o ano em que se passa foi muito feliz para ele, com realizações que almejava. Mas ele não esperava nada do ano novo, na verdade, passou por sua cabeça suicidar-se. Nota-se no livro uma evolução do personagem, pois ele passa a enxergar sua condição de uma maneira diferente.

Com a ajuda de sua família ele passa a perceber que vale a pena viver e que ele tem condições de melhorar. O leitor é levado a refletir sobre temáticas acerca da vida. Quantas pessoas vivem bem sendo tetraplégicas e quantas que são "normais" apenas reclamam da vida. Esse livro é reflexivo e dá esperança, pois em nenhum momento Marcelo deixou de lutar. Eu indico demais esse livro especialmente para leitores que gostam de histórias realistas e que se passam durante a Ditadura.


"Feliz Ano Velho, adeus, Ano-Novo."

Um comentário:

  1. If you're looking to lose kilograms then you certainly have to try this brand new personalized keto meal plan.

    To create this keto diet service, certified nutritionists, fitness couches, and professional cooks united to produce keto meal plans that are powerful, suitable, money-efficient, and delicious.

    From their launch in January 2019, 100's of individuals have already transformed their body and well-being with the benefits a good keto meal plan can provide.

    Speaking of benefits; in this link, you'll discover eight scientifically-proven ones given by the keto meal plan.

    ResponderExcluir