Resenha: Dom Casmurro (Machado de Assis)

Livro: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Saraiva
Páginas: 256
Ano: 2011
Sinopse: Dom Casmurro, um dos romances mais conhecidos do autor, foi publicado pela primeira vez em 1900. Bentinho, Capitu e Escobar são os protagonistas do enigmático triângulo amoroso criado por Machado de Assis e já fazem parte de nosso imaginário. A narrativa se passa na cidade do Rio de Janeiro, no período do Segundo Império, embora saibamos que as questões da obra não se circunscrevem a um tempo ou a um lugar específicos. A dúvida quanto à traição da mulher amada, que perpassa toda a narrativa, se amplifica em questões sobre as incertezas e vicissitudes tão humanas, a imaginação e a fragilidade de nossas convicções.





Vocês devem estar se perguntando: "Por que a Natasha está fazendo a resenha de Dom Casmurro, um livro que todo mundo conhece, já ouviu falar pelo menos uma vez na vida, ou foi obrigado a ler no colégio?". Resolvi fazer essa resenha justamente por causa deste motivo. Muitas pessoas por terem sido obrigadas a lerem Dom Casmurro na escola acabaram criando um certo trauma dele. Eu resolvi lê-lo por pura e espontânea vontade, e posso dizer: É um clássico magnífico e completamente atemporal.

"Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada. Pois apesar deles, poderia passar, se não fosse a vaidade e a adulação. Oh! A adulação!"

O livro se passa em duas fases: A pré-adolescência e a fase adulta dos personagens. É narrado por Bentinho e por isso acompanhamos apenas o seu ponto de vista. Um dos pontos, talvez até o principal, é que o livro gira ao redor do triângulo amoroso formado por Capitu, Bentinho e Escobar. Bentinho/Dom Casmurro nos leva a acreditar que Capitu o traiu, e com isso, sem uma explicação concreta o autor criou um dos maiores mistérios do universo. Capitu traiu ou não traiu Bentinho? (Quero saber a opinião de vocês sobre isso nos comentários).

"Capitu, isto é, uma criatura muito particular, mais mulher do que eu era homem."

O que me conquistou em Dom Casmurro foi o jeito como Machado de Assis conversa com os leitores (isso está presente em todos os livro dele), e como os temas abordados nesse estilo de época, o Realismo, podem se encaixar nos dias de hoje, se tornando uma leitura atemporal. Não achei a linguagem tão complexa, apesar de desconhecer algumas. Mas eu definitivamente prefiro os livros de Machado a outros autores do século XIX, como Eça de Queirós.

"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada."

Um bom estímulo para ler esse livro é assistir o seriado Capitu (para quem leu também é super válido), que é uma das melhores adaptações literárias que já vi e foi feita pela Rede Globo. O mais legal é que apesar de ser extremamente fiel (Sem exageros, até as passagens são as mesmas!), o seriado mescla século XIX com XXI e fica uma combinação incrível, vale super a pena conferir. 

Capitu e Bentinho (Seriado de TV Capitu).

P.S.: Não deixem de conferir essa música que faz parte da trilha sonora de Capitu, que é simplesmente perfeita!



0 comentários:

Postar um comentário