Resenha: Laços de Sangue (Bloodlines) - Richelle Mead

Livro: Laços de Sangue
(Bloodlines - Livro 01)
Autor(a): Richelle Mead
Editora: Seguinte
Páginas: 430
Ano: 2013
Sinopse: "O trabalho de Sydney Sage não é nada fácil: Ela e seus colegas alquimistas são os únicos a saber que vampiros existem para além das telas de cinema - e são uma ameaça real à humanidade. Para manter a ordem, eles devem impedir que esse segredo vaze e que os mortais se aproximem desses seres perigosíssimos.
Agora a paz que os alquimistas vêm garantindo há tempos está prestes a desabar, e Sydney terá de proteger a princesa vampira Jill Dragomir, ou uma guerra pelo trono eclodirá no mundo dos vampiros e trará consequências avassaladoras para os homens.
No entanto, defender alguém que até então era alvo de seu desprezo será mais difícil do que Sydney imaginava..."

Laços de Sangue é o primeiro livro da série Bloodlines, que é um spin-off da série Vampire Academy da autora Richelle Mead. Se você não leu Vampire Academy e quer começar a ler Bloodlines, fique sabendo que: Contém spoilers importantes da série anterior! Mas se você não se importa com isso ou não pretende ler VA, vá em frente! Além de ser uma leitura que eu recomendo muito, você consegue acompanhar perfeitamente a história.

Em Laços de Sangue temos como nossa protagonista a Alquimista Sydney Sage. Em sua última missão, Sydney ajudou Rose Hathaway a escapar da prisão depois de ter sido acusada de assassinar a rainha dos Moroi. Rose foi inocentada, mas Sydney acabou encrencada por ter ajudado uma dampira, já que entre os alquimistas, vampiros e dampiros são considerados criaturas terríveis e antinaturais e a missão dos alquimistas é proteger os humanos da ameaça dessas raças. Agora, a situação de Sydney com os alquimistas é delicada e ela precisa provar sua lealdade para eles. 

A irmã da nova rainha dos Moroi, Jill Dragomir, está sendo perseguida por rebeldes Moroi que querem derrubar a nova Rainha, Lissa Dragomir, do trono. Se Jill for assassinada, a rainha ficará sem nenhum parente vivo, e como manda a lei, terá de abdicar do trono. Os Alquimistas não podem deixar que essa briga no mundo dos vampiros afete o mundo dos humanos, por isso precisam proteger a princesa Jill até que essa lei seja mudada. É então que Sydney se voluntaria pra essa missão tão importante, mas não só pra provar sua lealdade, mas também para proteger que sua irmã mais nova fosse nessa missão e se tornasse uma alquimista. 

Em Palm Springs, Califórnia, um local não muito agradável para vampiros por causa do clima quente, Sydney terá que se passar por uma estudante na Escola Preparatória Amberwood, em que foi matriculada como irmã de Jill e Eddie, guardião de Jill, e terá que conviver com os dois diariamente, o que aparentemente não será muito fácil, já que ela ainda não se sente a vontade de passar tanto tempo perto de pessoas de uma raça que ela cresceu aprendendo que são monstros, e também por causa de Keith Darnell, o alquimista que queria impedir Sydney de participar dessa missão e havia solicitado a irmã dela, o que fez Sydney questionar o porquê dele querer alguém tão despreparada e inocente pra uma missão tão importante. 

Laços de Sangue se passa em um cenário totalmente diferente de Vampire Academy, se passa no mundo dos humanos. E além de encontrarmos novos personagens, também temos alguns que já conhecemos em Vampire Academy, como Adrian Ivashkov, que também está em Palm Springs. Ele é muito próximo de Jill, mas Sydney ainda não sabe por que ele realmente está lá. Conforme a convivência entre eles se torna cada vez maior, Sydney acaba se aproximando a ponto de ter a sensação de que aqueles seres não são tão ruins assim, principalmente Adrian, que acaba despertando sentimentos confusos nela. 

Agora, no meio da situação de ter que manter tudo e todos sobre controle, fingir ser uma aluna, ter que lidar com Adrian, e ainda com Keith a acusando ser uma “adoradora de vampiros” colocando em risco a sua permanência nessa missão, Sydney se depara com problemas mais graveis, como o mistério das tatuagens que os alunos da Amberwood estão fazendo. Tatuagens que aparentemente possuem poderes sobrenaturais, parecidas com as que os alquimistas usam, e as misteriosas mortes de algumas garotas, inclusive uma Moroi, que segundo um vampiro chamado Clarence, afirma terem sido causadas por caçadores de vampiros. 

Como já era de se esperar, Richelle Mead escreveu mais uma história maravilhosa! Desde o início já nos deparamos com várias situações que nos prendem a leitura. Todos os mistérios e perguntas foram respondidos até o final do livro e nos surpreendemos com a conclusão de muitos deles. A autora também deu atenção aos personagens de uma forma que passamos a conhecer eles mais pessoalmente, principalmente com a Sydney e o Adrian, que conhecemos apenar superficialmente em Vampire Academy. 

Quem começa a ler e espera um romance estilo Rose e Dimitri com a Sydney e o Adrian, vai se decepcionar! Entre esses dois as coisas acontecem de uma forma mais realista, digamos assim. A química entre eles é forte, mas só no decorrer da história é que eles acabaram se aproximam e criando certo respeito e preocupação pelo outro. Afinal, um relacionamento entre uma Alquimista e um Moroi seria uma coisa absurda, totalmente errada! E Adrian ainda tem algumas feridas abertas que foram causadas pelo seu último relacionamento. Estou ansiosa pra ler a continuação e ver no que vai dar entre esses dois!
“Algo na maneira como ele olhava para mim me paralisou e fez meu estômago dar cambalhotas, mas não sabia deduzir exatamente por quê. Só sabia que ele parecia estar me enxergando pela primeira vez... e aquilo me assustou. Conseguia deixar para lá os elogios fáceis e engraçadinhos dele, mas aquela intensidade era algo completamente diferente, algo a que eu não sabia como reagir.”