Assisti e Indico: ParaNorman

Oi galera! Muito tempo que não falo sobre filmes aqui, tava na hora né? E acho que nunca falei sobre animações, que são os que eu mais gosto! Sou apaixonada por Coraline e o Mundo Secreto e assim que ví ParaNorman, que é no mesmo estilo de animação, corri pra assistir porque sabia que ia adorar. Resultado: Eu estava certa, foi mais uma animação pela qual me apaixonei. Então pra abrir a coluna "Assisti e Indico", vou falar pra vocês sobre "ParaNorman".
Lançamento: 7 de setembro de 2012
• Dirigido por Sam Fell e Chris Butler
• Elenco: Vozes de Anna Kendrick, John Goodman, Leslie Mann, Casey Affleck, Jodelle Ferland, Christopher Mintz-Plasse, Kodi Smit-McPhee, Bernard Hill, Jeff Garlin.
• Distribuidora: Universal Pictures
• Orçamento: US$ 80 milhões
• Duração: 1h 33min
• Gênero: Animação , Aventura , Comédia
• Sinopse: Norman Babcock é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.

• Resenha: Em ParaNorman, um menino chamado Norman Babcok de 11 anos, passa a maior parte do seu tempo apreciando filmes de terror e pesquisando sobre fantasmas. Mas a sua realidade é igualmente sobrenatural. No sofá de sua casa, ele consegue ver e conversar com a sua avó já morta. O filme transita entre a representação dos mortos na TV e a vida real do personagem, mostrando que as diferenças entre a tv, e a vida do garoto, são mínimas.

Norman herdou a habilidade de ver e falar com os mortos de sua avó, da mesma forma que o seu estranho tio Prenderghast, também herdou. Sua avó lhe explicou que aqueles que ainda possuíam assuntos inacabados ou sofreram mortes muito perturbadoras, demoravam um pouco mais pra seguir em frente. Por isso ela ainda estava ali, porque a promessa dela era sempre cuidar dele e que até ela cumprir, ela estaria ao lado dele.

No colégio, Norman sofre bullying de Alvin, o valentão da escola, e tem poucos amigos, já que todos o acham anormal depois que descobriram a habilidade do garoto de falar com os mortos. Na verdade, ninguém acredita nele. Ele tem um relacionamento estranho com seus pais e sua irmã, e seu pai vive brigando com ele e pedindo pra ele parar com essas maluquices. O único amigo de Norman se chama Neil, um gordinho pouco inteligente e muito impressionável!

Na escola, a turma de Normal está fazendo uma peça sobre a maldição jogada por uma bruxa há séculos atrás na cidade em que ele mora, é então que o garoto começa a ter visões e presságios de que algo ruim está pra acontecer. Ele é contatado inesperadamente pelo seu tio, que revela que a maldição da bruxa é verdadeira e está prestar a se tornar realidade. Ele impediu a maldição de ser realizar até agora, mas que era a vez de Norman impedir que a maldição afetasse a cidade e a sua população, e que somente ele poderia impedir. 

Muitas surpresas foram reservadas no desenrolar desta trama, quando as coisas realmente começaram a complicar, Norman recebe a ajuda de pessoas que ele (e nem o expectador) jamais imaginou para desvendar todo o mistério e tentar impedir a maldição. O filme passa uma mensagem importante do modo como às pessoas agem e julgam coisas só porque não conhecem ou tem medo, ensina muito sobre "não julgar um livro pela capa".

Você acaba se surpreendendo, se torna cúmplice. Todos os personagens, os bons ou maus, você olha e acha que conhece e acaba fazendo um julgamento errado sobre elas. O filme trabalha com todos os estereótipos e nos faz pensar sobre quantas vezes olhamos pra uma pessoa, pensamos que sabemos quem ela é, e sem nem trocar uma palavra já julgamos. O fato é que na maioria das vezes estamos errados.
Quote: "Não há nada de errado em sentir medo, desde que você não deixe isso te mudar."


Curiosidades sobre o filme: 
         (Fonte de pesquisa adorocinema)


1. Stop-motion
ParaNorman foi feito seguindo a técnica do stop-motion, onde os bonecos são fotografados em sequência, com cada um deles tendo pequenas diferenças em relação ao outro para que o espectador tenha a sensação de movimento.

2. As várias faces de Norman
Para as filmagens foram costruídos 28 bonecos de corpo inteiro de Norman e cerca de 8.800 rostos diferentes. Com isso era possível criar aproximadamente 1,5 milhão de expressões faciais com o personagem.

Os rostos dos bonecos e outras partes móveis foram criados em uma impressora 3D colorida. Cerca de 31 mil partes individuais de rostos foram impressas para as filmagens. Esta foi a primeira vez que este método foi utilizado em um longa-metragem de animação em stop-motion.

3.  Adereços
Foram criados cerca de 31.600 adereços apenas para o personagem Norman.

O menor adereço criado com partes móveis foi o borrifador de perfume da mãe de Norman, usado no furgão para espantar o zumbi Juiz. Ele foi feito de latão e então cromado, para ter a aparência de aço escovado, mede 5/8 de polegada e tem 1/8 de polegada de diâmetro, com um bocal de 1/16 de polegada de diâmetro.

4. Tempo de Espera
Foram necessários de três a oito meses para criar um novo personagem do início ao fim, excluindo a fase de testes e de desenhos.

5. Vans
Foram feitas 8 versões diferentes da van: duas para as cenas externas, duas para as internas, duas para a sequência do capotamento e mais duas com metade do tamanho das demais, para tomadas de longa distância.


6. Cenários Externos

Mais de 900 metros de estradas do interior foram criadas com compensado reciclado e cobertas com três tipos diferentes de tinta. Além disto, 2.000 árvores foram criadas com lascas de papelão para criar as florestas do filme. Se fossem colocadas em linha reta, estas árvores teriam mais 2 km de comprimento.

7. Um ano para ficar pronta
A sequência do banheiro, quando Norman é procurado pelo fantasma do sr. Prenderghast, levou um ano para ser filmada.

8. Apenas 27 segundos
Mais de 250 faces diferentes foram usadas em um só personagem para criar uma cena que dura apenas 27 segundos.

9. Criadores
ParaNorman é dos mesmos criadores de Coraline e o Mundo Secreto.


Gostaram da dica? Conte nos comentários!