Resenha: A Seleção (Kiera Cass)


Livro: A Seleção
(The Selection - Livro 01)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 362
Ano: 2012
Sinopse: "Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar."

Resenha: Em um futuro onde o antigo Estados Unidos já não existe mais, o país deu lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente foi chamado de Illéa. Um país onde a sociedade é divida em castas, numeradas de 1 a 8, e quanto maior o seu número, maior é o seu nível de pobreza. Sendo a casta Um, composta apenas pela realeza, que proporciona um tipo de concurso chamado "A Seleção", da qual meninas de todas as castas podem se inscrever e esperam ser umas das trinta e cinco garotas selecionas para passar um tempo no castelo, disputando conseguir conquistar o coração do príncipe de Illéa, se tornando a princesa e futuramente rainha.

America Singer, uma cantora da casta Cinco, que vive com muitas dificuldades com seus pais e irmãos é a única garota que não se vê interessada em participar da seleção. Ela sente pavor de se imaginar entre as selecionas, pois isso significaria ficar longe de seus pais e de Aspen, um garoto de uma casta inferior da qual ela é apaixonada. Desejar a coroa não passa nem perto dos planos de America, mas após uma terrível briga com seu amado e graças à insistência de sua mãe, ela acaba se inscrevendo e deseja sinceramente não ser selecionada. 

Para a surpresa de America, ela acaba sendo uma das selecionadas e acaba tendo que se mudar para o castelo. Lá, longe de sua família e rodeada de coisas que ela não é acostumada, o único pensamento de America é permanecer tempo o suficiente para ajudar financeiramente a sua família, já que durante o tempo que cada garota participa da seleção, suas famílias recebem ajuda da realeza. Ela não tem nenhum interesse no príncipe e ainda tem que lidar com trinta e quatro garotas que estão levando a competição muito a sério, que declaram serem inimigas umas das outras e dificultam a convivência dentro do castelo. 

America conhece Maxon, filho único do Rei Clarkson e da Rainha Amberly, sendo assim o Príncipe de Illéa. Ele a surpreende sendo um rapaz extremamente educado, cavalheiro e atencioso. Totalmente diferente da imagem de arrogante que America tinha dele. Com seu jeito autêntico e gênio forte, America consegue despertar um grande interesse por parte do príncipe, e mesmo deixando claro que ela não está ali pela coroa e sim pela comida, eles acabam se tornando ótimos amigos. Mas conseguimos perceber que o príncipe deseja mais do que ser amigo e ele acaba mexendo com ela, mesmo que um pouco, com seu jeito educado e atencioso, fazendo ela vislumbrar um futuro que jamais imaginou antes.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela America, e durante o desenvolver da história conhecemos diferentes personagens, desde Marlee, a primeira amiga de America na Seleção, que pertence à casta Quatro e é considerada a favorita do povo por seu jeito simpático, até Celeste, que é a personagem que mais me irritou, ela é modelo e pertence à casta Dois. É bastante arrogante, se acha mais importante que todos e quer vencer a seleção a qualquer custo. 

Muitas surpresas são reservadas ao longo da história. Se as coisas já pareciam complicadas pra America, imagina agora que Aspen, o namorado de America antes da Seleção, vira soldado e começa a trabalhar no castelo onde ela está hospedada?! Não preciso nem dizer que veremos um breve triângulo amoroso por ai né? Eu já tenho o meu "Team" definido, mas tenho certeza que algumas pessoas vão ficar sem saber pra que lado torcer! 

A Seleção é uma distopia gostosa de ler, eu consegui fazer a leitura em uma madrugada. A escrita da Kiera Cass é gostosa, bem simples, faz a leitura se desenvolver muito rápido e você nem sente. Assim que terminei de ler fiquei com gostinho de quero mais! E não posso deixar de falar da diagramação do livro, que é tão linda quanto à capa. Letras em ótimo tamanho e detalhes fofos no início de cada capítulo. Super indico!