Resenha: Coraline (Neil Gaiman)


Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
ISBN: 9788532516268
Páginas: 160
Ano: 2003
Sinopse: A jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Coraline Jones é uma menina muito curiosa, que se considera uma explorada. Ela acaba de se mudar com sua família para um apartamento num prédio antigo. Seus pais praticamente não lhe dão atenção, estão tão focados no trabalho que a menina se pega extremamente sozinha e entediada dentro daquele novo apartamento.

Entediada e na tentativa de se distrair, ela começa a explorar o seu novo lar, até que encontra uma porta bem pequenininha e fica extremamente curiosa pra descobrir o que existe do outro lado. Na tal porta secreta, ela descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio, mas para a sua surpresa, esse apartamento não está vazio e é exatamente como o que Coraline mora. Como um mundo completamente igual ao seu, porém tudo aparenta ser melhor e ela passa a visitar constantemente esse outro mundo. Seus “outros pais”, que agora possuem olhos de botão, são extremamente divertidos, lá há brinquedos incríveis e seus vizinhos não erram o seu nome.

Mas Coraline começa a estranhar, a suspeitar que existe algo de errado quando a outra mãe pede para que ela fique lá para sempre, e que para isso ela apenas teria que deixar ela costurar botões no lugar de seus olhos, e ela poderia finalmente ter tudo o que sempre quis naquele mundo perfeito. É então que a menina descobre os verdadeiros planos da outra mãe, ela aprisiona crianças infelizes nesse mundo, o tira de suas famílias e comem suas vidas. 
"— Você realmente não entende, não é? — disse. — Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E daí?"
Desesperada, Coraline foge do mundo onde tudo parecia perfeito, mas é pega de surpresa quando vê que a outra mãe aprisionou os seus verdadeiros pais, e somente ela será capaz de libertá-los. Agora a menina terá que contar com sua bravura e esperteza para salvar a sua vida, a de sua verdadeira família, libertar a alma das crianças aprisionadas e derrotar a outra mãe.

Um livro pra todas as idades. É um dos meus preferidos, sou apaixonada por Coraline. E a escrita do Neil Gaiman é muito gostosa, flui muito fácil. 

É mágico, cruel, causa calafrios, fantástico... Prende a atenção do início ao fim! A mensagem sobre coragem fica clara em várias partes e nos permite refletir sobre nós mesmos e nossos desejos. Passa uma mensagem simples, verdadeira e até inocente, sendo ao mesmo tempo sombrio. Traz mensagens de bravura e uma lição muito importante: “Cuidado com o que se deseja, pois pode se tornar realidade”.