Crítica: A polêmica dos livros eróticos e o que esperar de "Cinquenta Tons de Cinza"

Esses dias eu estava lendo uma coluna na internet e o assunto principal era "10 livros para idiotas" e não me surpreendi por 50 Tons de Cinza estar em primeiro lugar, e sim, por "O Morro dos Ventos Uivantes" (Emily Brontë) estar em décimo lugar na classificação. Sinceramente, eu não quis nem comentar aquilo porque parece que vivemos em um mundo em que as pessoas julgam outras pessoas por lerem o que leem, todos tem direito de criticar e, o que eu vejo, é pessoas se autodepreciando e se classificando como superiores por lerem livros que desafiam o intelecto geral, infelizmente esses são os idiotas.

O primeiro livro que eu REALMENTE li e me interessei foi 50 Tons de Cinza, li outros num passado distante, mas o que me empurrou para o mundo da leitura foi esse, não um livro do Paulo Coelho ou Machado de Assis. Quando a pessoa não vê interesse em um livro, obviamente deve parar de ler, não ler e depois ficar soprando para os sete ventos o quanto você odiou, é uma total perda de tempo. Tem livro pra todo mundo, cada um gosta daquilo que se identifica. Achei essa frase interessante, mas não sei quem realmente escreveu: "Ninguém é absoluto o suficiente para se colocar diante das pessoas como o rei da razão. O seu certo, pode ser o meu errado, e vice-versa. Cada um é singular. Devemos sim, expor nossas posições, mas sem atacar quem pensa o contrário.”.




















O livro tem várias criticas, pois toda critica negativa atrai mais discussão que uma critica positiva, essa já é uma ótima explicação do porquê muitos odeiam o livro. Outra razão é o sexo no livro, existem muitos outros autores que escrevem eróticos, mas o que abriu caminho pra essa 'descoberta' foi 50 Tons de Cinza, não tem como negar, depois que 50 Tons saiu, muitas pessoas foram atrás de livros que fossem "iguais" e encontraram livros até melhores, claro que quem lê desde sempre sabia desses gêneros. Conheço pessoas que leem eróticos e tem vergonha de dizer que lê só por causa do que os outros vão dizer, enfim, viemos do sexo, porque ficar com vergonha de algo tão natural? Estamos em pleno século XXI.  O livro tem sexo, mas o que mais chocou foi o sexo depravado; o famoso BDSM, que a E.L. James acabou deixando amenizado e mais sensual do que deveria ser, a 'palhinha' do que é realmente BDSM é somente no final do primeiro livro, mas o que acabou conquistando fãs, como eu, foi o romance imposto; aquele personagem perdido que não sabe identificar o amor, e que acaba caindo nele inconscientemente e incondicionalmente. Eles aprendem a amar juntos, e isso foi fantástico de ler.

Ficar sabendo que o livro vai virar filme é muito bom, mas o que muitos fãs tinham receio era como o sexo iria ser imposto nas telonas. Não é como se não existisse filmes que tenham como tema o sexo, um exemplo é Amizade Colorida, que teve como protagonista Justin Timberlake, o filme não foi um sucesso extremo como está sendo 50 Tons, mesmo antes de ser exibido, mas é um filme que tem quase 40% de sexo entre os personagens e as críticas foram positivas entre o público, então o receio poderia ter acabado aí, antes mesmo de ser cogitado.



















Quando o Charlie Hunnam foi escolhido pra interpretar o Grey, eu praticamente desisti de pensar que o filme seria bom, eu sinceramente não o acho bonito e nem chega aos pés do que deveria ser o Cristian Grey, só quem estava comigo sabe a minha reação depois que li a notícia, meu dia ficou um caos e não só eu, 95% dos fãs. A grande felicidade foi a substituição do Charlie pelo Jamie Dornan, que além de ser muito gato, tem um quê de Grey. Foi um 'auê' em todas as redes sociais, em especial o twitter, que por sinal é a rede social que os 'fandoms' mais se manifestam, e acho que a troca teve uma grande influência de nós, fãs.

Os stills, vídeos e fotos das gravações foram mais que suficiente para garantir que era realmente ele o nosso Grey. Enfim o trailer sai e tira todo o receio dos fãs. Sim, vai ter muito sexo quente, BDSM e muita paixão entre os personagens e o que todos realmente esperavam: quimica entre Jamie Dornan e Dakota Johnson.



















Segundo o site Veja, o trailer de 50 Tons de Cinza obteve o recorde de melhor abertura de um trailer num fim de semana, pois é. Pra quem acha que a trilogia é um lixo e que o filme não teria sucesso nas bilheterias, o trailer e os fãs contradizem isso. 

Não assistiu o trailer ainda? Clique aqui, assista, e compartilhe a sua opinião aqui no blog!

0 comentários:

Postar um comentário