Resenha: Anjo mecânico (Cassandra Clare)


Livro: Anjo mecânico
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 387
Ano: 2010
Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 








Anjo mecânico foi um livro que me prendeu do início ao fim. Com uma história muito bem estruturada, e uma narrativa bastante aperfeiçoada, Cassandra fez um ótimo trabalho nesse primeiro volume da trilogia: As peças infernais.

"Tessa aprendeu com o Códex que todos os caçadores de sombras descendiam de um arcanjo chamado Raziel, que havia entregado ao primeiro deles um volume chamado Livro Gray, contendo "a linguagem do Paraíso". Pag. 88 

Tessa Gray precisa se mudar para a Inglaterra agora que sua tia Harriet faleceu. Sozinha no mundo com seus 16 anos, sai da cidade de Nova York para a Londres vitoriana, ao encontro de seu irmão Nathaniel. Mas assim que desce do navio, Tessa é sequestrada por duas senhoras, as "Irmãs sombrias". Com elas, a menina descobre que possui um dom nada comum; ela tem a capacidade de se transformar em qualquer outra pessoa, utilizando simplesmente um objeto que tenha pertencido à mesma.

Mas nem tudo está perdido para Tessa; um dia ela é resgatada pelos caçadores de sombras que a levam ao Instituto de Londres, onde ela passa a viver. Lá Tessa irá conhecer mais sobre eles, sobre o Submundo e o Clube Pandemônio, uma organização comandada pelo Magistrado. Que por sinal: a) quer ter Tessa sobre seu poder a qualquer custo e b) está montando um exército de criaturas mecânicas (autômatos) para destruir os caçadores de sombras.

"Quando cheguei, estava bem deserto - concordou Will- Certamente decidiram suspender atividade, provavelmente em virtude do interesse em mantê-la isolada.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foram os personagens criados por Cassie. O jovem Will, um típico badboy(que faz lembrar muito o Jace por sinal) e Jem, seu parabatai(parceiro de luta). Além dos personagens secundários terem sido muito bem construídos também.

O universo criado a partir de uma Inglaterra vitoriana me chamou a atenção demais! Eu amo histórias de época e com essa não poderia ser diferente. É muito interessante ver como era o mundo por volta de 1878; os costumes, as vestimentas...

Eu aconselho ler esse livro depois de ler ao menos algum de Os instrumentos mortais, pois em o Anjo mecânico nós temos uma visão muito resumida dos caçadores de sombras, que é explicada melhor, na outra saga.

O final de o anjo mecânico me deixou com muitos questionamentos e muitos perguntas sem resposta, que acredito serão respondidas nos próximos volumes. Para quem, assim como eu, se apaixonou pelo universo dos Nephilim, não poderá deixar de conferir mais essa obra da autora.

“-Jem se inclinou para a frente, apoiando o queixo na mão[...] –Existe alguma razão específica para viver mordendo vampiros?
Will tocou o sangue seco nos pulsos e sorriu. 
-Eles nunca esperam que eu vá fazer tal coisa.” Pág. 225

0 comentários:

Postar um comentário