Resenha: A Herdeira (Kiera Cass)


Livro: A Herdeira
(A Seleção - Livro 4)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 390
Ano: 2015
Sinopse: Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.



*Contém spoilers dos volumes anteriores*



Quando se espalhou a notícia de que a trilogia A seleção se tornaria uma série eu fiquei extremamente animada, porém receosa. Como vocês devem ter reparado na minha resenha de A Escolha (Confira aqui), eu achei o final muito satisfatório e não gostaria que o mesmo fosse mudado, por isso eu encarei A Herdeira não como um 4° volume, mas como um spin-off, já que encontramos aqui uma nova protagonista; e eu amei ter encarado o livro dessa forma, pois aproveitei muito mais! E devo dizer que foi uma história digna de Kiera Cass, com uma trama envolvente e encantadora.

Vinte anos atrás America e Maxon se conheceram durante A Seleção, construíram uma família e tornara-se os novos governantes de Illéa. Eadlyn Schreave é filha mais velha do casal e desde muito pequena acostumou-se com a ideia de que seria a próxima Rainha, e o quanto de responsabilidades esse cargo traria para sua vida. Após a definitiva eliminação das castas no governo de seus pais, todos esperavam que o país voltaria a ter paz; porém não é isso que ocorre. Com muitos preconceitos com as pessoas que um dia tiveram famílias pertencentes a castas inferiores, vários levantes começam a ocorrer. A família real precisa de tempo para resolver esse problema, e resolvem então montar uma nova Seleção para a futura rainha. Eadlyn sempre soube que governaria sozinha, nunca pensou em encontrar sua alma gêmea, porém com o decorrer da seleção ela perceberá que o difícil na verdade será controlar e entender seus sentimentos; ainda mais quando 35 pretendentes estão lutando pelo seu coração.

"-Você é Eadlyn Schreave. Será a próxima pessoa a governar este país e a primeira garota a fazer isso sozinha. Nenhuma pessoa - prossegui - é tão poderosa quanto você."

Kiera Cass novamente traz uma narrativa deliciosa que faz o leitor devorar o livro. Com uma prosa em 1° pessoa, conhecemos muito da personalidade de Eadlyn. Eu amei poder ver o outro lado da história. Aqui não temos a visão de uma selecionada, e sim do selecionador, e podemos ver o quanto é difícil encontrar tempo para se encontrar com todos, fazer as eliminações e toda a pressão de talvez não encontrar um amor depois de todo o processo; além disso é possível ver tamanha diferença entre uma seleção composta por mulheres e outra composta por homens. Uma coisa que me incomodou foi que não houve uma explicação concreta sobre o que aconteceu com os rebeldes do Sul, apenas uma passagem muito superficial, e esse foi justamente o ponto negativo de A Escolha para mim, pois foi um final muito corrido e esperava uma explicação nesse volume, e isso me decepcionou um pouco.

A Eadlyn tem uma personalidade muito forte, que eu achei totalmente plausível. Ela foi criada para ser uma rainha, por isso tem todo o espírito de independência e o medo de tornar-se vulnerável, pois ela sabe que deve sempre mostrar seriedade e autocontrole. Sim, ela é muito mimada algumas vezes (especialmente no início do livro), mas foi muito legal acompanhar seu amadurecimento ao longo da história. Foi maravilhoso acompanhar a vida de rei e rainha do Maxon e da America, assim como a vida familiar com seus quatro filhos Eadlyn, Ahren, Kaden e Osten; é incrível ver como esse casal está vinte anos depois e lembrar ao longo do livro diversas cenas da trilogia, assim como encontrar outros personagens da mesma em A Herdeira, como a Marlee, a May, a Lucy... Em relação aos selecionados, eu simpatizei com muitos, especialmente com o Kile e foi possível conhecer um pouco de todos, mas acredito que poderemos ter uma visão melhor de cada um no próximo volume.

"Só tenho um coração e quero poupá-lo para a pessoa certa."

Essa capa é perfeita assim como as da trilogia, e a modelo é bem parecida com a Eadlyn que eu imaginei. A diagramação está ótima, com a coroa da capa no início de cada capítulo. Vale lembrar também que os livros estão vindo com marcadores anexados na orelha, um charme só. O final desse livro me deixou completamente sem fala e com muita raiva de um certo personagem, além disso não tem como prever quem será o escolhido o que me deixa ainda mais ansiosa pelo volume cinco de A seleção. Para quem gostou da trilogia, leiam A Herdeira, acredito que vocês irão gostar assim como eu.


Livro cedido em parceria com a Companhia das Letras (Editora Seguinte).




0 comentários:

Postar um comentário