Resenha: Procura-se um marido (Carina Rissi)

Livro: Procura-se um marido
Autor(a): Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 476
Ano: 2012
Sinopse: Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.


Minha resenha de Procura-se um Marido vai ser um pouco diferente das resenhas que costumo escrever. Primeiro porque a Natasha já resenhou o livro aqui (veja aqui), e segundo porque, a sinopse do livro já diz mais do que o suficiente sobre a história pra que vocês possam entender a resenha e do que o livro se trata, por isso não vou fazer aquele pequeno resumo contando a história, e vou me ater somente a contar sobre o que achei, e citar alguns pontos que gostei ou não.

Acho que a maioria já leu muitos elogios sobre esse livro, e confesso que às vezes até pensava que poderia ser um pouco de exagero, mas definitivamente não é! Desde a primeira página eu fiquei completamente envolvida com a história e encantada com o relacionamento de Alice com o seu avô. Já nos primeiros capítulos eu consegui me emocionar, isso porque vô Narciso morre, e mesmo sabendo disso antes de iniciar a leitura foi impossível não gostar dele e se apegar um pouco, já que ele é um personagem tão bondoso e que demonstra tanto amor pela neta. Tanto amor que até fiquei com vontade de puxar um pouco a orelha do personagem, já que ele sempre acabava amolecendo com a neta que só aprontava.

O livro é narrado pela Alicia, e apesar daquele jeito inconsequente de ser e da imaturidade, eu não consegui criar antipatia por ela. Claro que às vezes eu queria dar uns tapas nela pra que ela acordasse e crescesse, mas acho que o fato de eu ter visto uma pequena antiga versão de mim na personagem, fez com que eu a compreendesse de uma forma diferente. E com certeza, uma das melhores coisas do livro, é ver a evolução da protagonista. É incrível como ela muda e consegue enfrentar os obstáculos que foram inseridos na vida dela. A gente percebe que aquela Alicia sempre esteve ali, apenas adormecida, e que seu avô sempre conseguiu enxergar aquela parte nela que ela tanto escondia.

“Você não precisa da ajuda de ninguém. Você é Alicia Moraes de Bragança e Lima. Não precisa de ajuda nem de sorte. Você faz o seu destino.”

Quando vô Narciso morreu eu fiquei um pouco chateada com o seu testamento excluindo completamente a neta, que já havia perdido todos os que amava e estava completamente sozinha. Claro que estranhei a atitude no início e logo pensei em armação, mas ao longo da história isso foi o crucial para o despertar da Alicia e seu amadurecimento, e o mais emocionante é que no fundo vô Narciso nunca a abandonou de verdade. Ele deixou cartas para serem entregue a ela em momentos específicos (chorei em todas!), ela o via em sonhos e a ligação deles era tão forte que Alicia jurava sentir sua presença a protegendo e dando força.

"- Desculpa ter dito que te odiava. Eu não te odeio. Só estava furiosa por você ter morrido. Eu... preciso de ajuda, vovô."

As coisas aconteceram de forma natural no livro, é uma leitura fácil e gostosa, e a autora desenvolveu a história aos poucos, entregando fatos, informações e criando laços sem pressa, e sim nos momentos certos. E a gente pode perceber isso, principalmente, no romance (que me fez suspirar!). Max e Alicia se conhecem nos corredores da empresa do vô Narciso, onde ela está trabalhando, e a relação deles não é nada amigável. Na verdade ela não tem relação amigável com ninguém com quem trabalha! Mas em seus pensamentos ela não nega o quanto acha o cara lindo e atraente, apesar de só trocarem grosserias. E as poucas vezes que os dois abaixaram a guarda, consegui ver o quanto ele seria a pessoa certa pra Alicia, e com bastante trabalho (porque não é fácil se envolver com nenhum dos dois), eles dariam certo. Me peguei completamente apaixonada pelo casal (que no início não era nem um casal), e acho que me apaixonei por Max ao mesmo tempo que Alicia. Quase que instantaneamente, mas só percebi bem depois! Tanto que quando terminei a leitura já fiquei sentindo saudade.

“Queria poder lhe dar a segurança que ele me dava. Esperava poder retribuir todas as mínimas coisas que ele fazia por mim desde que tínhamos nos conhecido. Ansiava por fazer com que ele sentisse as coisas maravilhosas que despertava em mim toda vez que me olhava ou sorria. E, ah, eu desejava tocá-lo. Desesperadamente. Desejava correr as mãos por seu peito, sentir seu coração batendo acelerado sob minha palma, ouvir meu nome em seus lábios. Desejava-o de muitas maneiras. De todas as maneiras...Oh, Deus! Mari estava certa! Eu o amava! Desesperadamente! Estava completamente apaixonada por meu marido.”

Uma coisa que não posso deixar de mencionar é que autora inseriu diversos personagens ao longo da história. Mari, melhor amiga de Alicia, a família de Max, as pessoas com quem ela trabalhava... E você acaba acompanhando outras situações que acorrem ao redor da protagonista. E isso fez a leitura ser dinâmica, sem o foco exagerado no romance ou no drama com a perda da herança. O livro é um romance lindo, bem humorado e cheio de paixão. Realmente te desperta muitos sentimentos, e ainda tem boas doses de aventura, já que Alicia é bem doidinha, e pra melhorar ainda mais tem um certo “mistério” a ser desvendado, ou melhor, uma armação que depois de certa parte do livro fica evidente que existe. 

O livro só não ganhou 5 estrelas por causa de duas cenas no final: Uma de “ação” na mansão onde o avô de Alicia morava. E outra envolvendo Alicia e seus sonhos com o seu avô (ou seria mais que apenas sonhos?). Foram ótimas cenas e a com o avô de Alice foi linda, é claro, mas me fez perder um pouco aquele ar de realidade, sabe? Sobre a cena na mansão eu gostaria de explicar quais pontos me incomodaram, mas não dá pra explicar sem contar spoiler, infelizmente. Mas enfim, ganhou 4,5. Eu amei o livro e recomendo a todos!

0 comentários:

Postar um comentário