Resenha: Destrua-me (Tahereh Mafi)

Livro: Destrua-me (Trilogia Estilhaça-me - Livro 1.5) | Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito | Número de páginas: 87 | Classificação: ✰✰✰✰✰
Sinopse: "Uma história contada do ponto de vista de Warner, o cruel líder do Setor 45."

Essa é a minha primeira resenha publicada aqui no blog, espero sinceramente que vocês gostem, e sim... é a primeira resenha que escrevo, tenho muito o que melhorar ainda! Leiam, comentem, deixem suas opiniões sobre o livro, e também sobre o que pode melhorar nas próximas resenhas. =)

Tenho certeza que para os fãs de Estilhaça-me, como eu, esse livro foi um super presente!
Destrua-me que é considerado o livro 1.5 da trilogia de Estilhaça-me, é narrado do ponto de vista de Warner, o cruel líder do Setor 45. Nesse livro podemos conhecer um pouco mais da visão do vilão da história, o que é algo extremamente interessante, pois no desenvolver do livro, descobrimos características do personagem que jamais imaginaríamos!


A narração de Destrua-me começa exatamente depois do último momento em que Warner aparece em Estilhaça-me, depois de tomar um tiro. Ele está ferido, e é encontrado por seus soldados, um deles chamado Delalieu, que imediatamente o socorre.
Mesmo muito ferido, Warner só consegue pensar em duas coisas: Encontrar Juliette, e se vingar de Adam Kent, o soldado que o traiu fugindo e levando Juliette junto.

— Uma última coisa.
— Senhor?
— Kent — digo, minha voz parece desigual agora. — Faça com que eles o deixem vivo para mim.
Delalieu ergue os olhos, arregalados.
— O soldado Adam Kent, senhor?
— Sim. — Olho dentro de seus olhos. — Eu mesmo quero lidar com ele.
Warner é temido por seus soldados, e todos o obedecem por isso, mas totalmente debilitado por causa do tiro que levou, ele precisa utilizar suas habilidades como líder para retomar as rédeas da situação em que está, ele não pode se dar ao luxo de demonstrar um pouco de fraqueza se não tudo em seu setor pode desandar.  A personalidade forte desse personagem sempre ficou bem clara, mas graças a essa nova perspectiva da história, conseguimos enxergar outras características do personagem, como seu jeito totalmente perfeccionista, organizado e muito independente.

A obsessão de Warner por Juliette sempre foi bem clara em Estilhaça-me, mas em Destrua-me nós conseguimos captar todos os detalhes disso e entender melhor. Sempre fiquei em dúvida se pra ele, ela era apenas algum tipo de arma, ou se ele realmente mantinha algum tipo de sentimentos amoroso por ela. Finalmente em Destrua-me fui capaz de entender melhor o porque de toda essa obsessão e consegui enxergar que existia sim algum tipo sentimento, e porque ele não foi capaz de demonstrar da forma correta.
Warner é famoso por seu comportamento cruel, mas existe muito mais por trás desse vilão, inclusive conhecemos a cada capítulo dessa história um Warner que jamais imaginaríamos: Totalmente inseguro, muito confuso, perdido em seus pensamentos sobre a Juliette e muito sozinho.
Tento afastar essas lembranças, mas elas não querem ir embora, e quanto mais eu tento ignorá-las, mais elas se multiplicam num monstro que não pode ser subjugado. [...] Eu sabia que ela estava assustada, até mesmo apavorada, mas nunca pensei que esses sentimentos fossem relacionados diretamente a mim. Eu tinha acompanhado sua evolução durante aquele tempo que passamos juntos; à medida que as semanas passavam ela parecia cada vez mais à vontade. Mais feliz. Tranquila.Tinha chegado a pensar que ela havia vislumbrado um futuro para nós dois; que ela desejava estar ao meu lado, mas simplesmente achava isso impossível. Nunca tinha suspeitado que o motivo por trás de sua recém-descoberta felicidade estivesse relacionado a Kent.

Confesso que em várias partes do livro eu consegui sentir pena dele. É aquele tipo de vilão que você o odeia  pelas coisas que já fez, mas passa a amar quando descobre a verdadeira pessoa por trás de toda aquela maldade.
E falando em maldade, nós finalmente conhecemos o verdadeiro vilão de toda essa história, o responsável por ter tornado Warner da forma que é, seu pai, que é o temido comandante supremo do Reestabelecimento. Ele chega ao setor 45 quando Warner está sedado, repousando para se recuperar do seu ferimento provocado pelo tiro que tomou. Ele chega pra colocar tudo em ordem e Warner não pode sequer pensar em contestar suas decisões ou desobedecer as suas ordens.
Logo em seu primeiro contato com o filho já podemos ver a origem de toda a maldade em Warner, seu pai é totalmente frio, tem um comportamento violento e a todo o momento deixa bem claro o quanto está decepcionado com as decisões do filho e sempre o faz se sentir totalmente inferior e acovardado.
— Esse é o meu garoto! — ele diz, acenando a mão na minha direção. — Um tolo dócil e patético. Às vezes fico tão revoltado com você que tenho vontade de eu mesmo lhe dar um tiro. Mas então penso que deve ser isso o que gostaria que eu fizesse, não é? Poder me culpar pela sua própria derrota? E eu penso que não, é melhor deixá-lo morrer pela sua própria estupidez.
Mediante a toda a pressão que seu pai causa estando em seu setor, Warner retoma a sua busca pelos soldados que o traíram e por Juliette. Na esperança de encontrar qualquer pista sobre o seu paradeiro, Warner retorna ao antigo quarto de Juliette e encontra o antigo diário que ela mantinha enquanto estava internada no manicômio. Esse pequeno caderno se torna algo totalmente importante pra ele, é a única coisa que o mantem ainda ligado a Juliette. Ele usa esse diário pra se manter conectado com ela, e mesmo ficando devastado quando passa a conhecer todo o sofrimento que ela passou naquele lugar, ele não consegue deixar de ler aquelas páginas.

Tento me concentrar, dizendo a mim mesmo que são palavras vazias, mas estou mentindo. Porque, de algum modo, simplesmente ler essas palavras é demais; e pensar nela sofrendo está me deixando agoniado.
Saber que ela vivenciou isso. Ela foi colocada nesse inferno pelos próprios pais, abandonada e maltratada a vida inteira. Empatia é uma emoção que eu não conhecia, mas agora toma conta de mim, me levando para um mundo que eu não sabia que podia penetrar. E embora sempre tenha acreditado que ela e eu tivéssemos muita coisa em comum, não sabia que podia sentir isso com tanta profundidade. Isso está me matando.
É esse Warner que encontramos em Destrua-me: Vulnerável, totalmente pressionado e inseguro com a presença de seu pai, preso a sua obsessão e a seus sonhos e delírios constantes com a Juliette.
Juliette.
Ela está me olhando. Ela realmente está aqui, olhando para mim, com os olhos arregalados e assustados. Minhas pernas parecem ser feitas de chumbo. Estou preso no chão, incapaz de dizer uma palavra sequer. Nem sei por onde começar. São tantas coisas que gostaria de dizer a ela, tantas coisas que eu nunca disse, e eu estou simplesmente tão feliz ao vê-la.
— Deus, estou tão aliviado...
Ela desapareceu.
Olho em volta, em pânico, imaginando se estou começando a perder meu senso de realidade.
Destrua-me é um conto pequeno (infelizmente), mas que vale a pena ser lido. Seus capítulos são super curtos, mas contribuíram demais pra conhecermos mais desse vilão, que se mostrou não ser tão vilão assim.
Como uma opinião pessoal, esse conto fez com que eu ficasse apaixonada pelo Warner. Confesso que ando até cogitando torcer pra que a Juliette dê uma chance a ele, afinal seus pensamentos e ponto de vista provaram que ele não é um completo mostro.

Para quem leu Estilhaça-me e pretende ler a sua continuação, Liberta-me, creio que a leitura de Destrua-me é essencial para melhor entendimento das futuras ações desse personagem tão complexo que é o Warner.

E para quem não sabe, a Novo Conceito recentemente liberou o download grátis do e-book de Destrua-me, volume 1.5 da trilogia Estilhaça-me! É só acessar este link, se cadastrar e baixar.


Sobre a Autora

Tahereh Mafi é de Connecticut (EUA) e tem 25 anos. É formada em Artes e fala oito idiomas. Atualmente vive em Orange County, Califórnia.

Em 2011, lançou seu primeiro livro, Estilhaça-me (Shatter Me), publicado no Brasil no ano seguinte. Após estrondoso sucesso, teve os direitos de sua obra vendidos para 22 países e os estúdios Fox compraram os direitos de adaptação para o cinema. Em 2013, lançou o segundo livro dessa trilogia, Liberta-me (Unravel Me).

Um comentário:

  1. Vou le-lo em breve.Parece ser muito legal e meus amigos falam super bem do livro.Mal posso esperar

    ResponderExcluir