Resenha: Amores de Verão – Contos

Livro: Amores de Verão (Contos)
Autoras: Joice Lourenço, Gleize Costa, Priscila Reis Andrade, Renata Martins e Rebeca Andrade.
Editora: Livro publicado de forma Independente.
Páginas: 103
Ano: 2013
Sinopse: Verão é sinônimo de aventuras, dias na praia, amigos e longas noites estreladas. Os dias mais ensolarados do ano carregam momentos inesquecíveis e lembranças que são eternas acompanhantes. É uma época de desejos e promessas que serão testadas pelo tempo. O amor - durante esse intenso calor - pode surgir de forma inesperada ou simplesmente brotar de uma linda e antiga amizade. O verão é sobre se divertir sob a luz do luar, é sentir na pele o calor do sol, e ter a certeza de que o que acontece nessa estação, muda para sempre a sua vida.




Amores de Verão – Contos

Preciso confessar que não esperava gostar tanto de um livro de contos como gostei desse! A maioria dos contos sempre deixa aquela sensação de inacabado ou durante a leitura passam aquela sensação de que as coisas estão acontecendo rápidas demais, e acabamos não conseguindo nos identificar ou sentir as emoções dos personagens, mas isso não acontece em nenhum dos contos de Amores de Verão!

Todos os contos são muito bem escritos, gostosos de ler e possuem histórias lindas e com mensagens bem legais! A narrativa de cada conto varia; algumas em primeira, outras em terceira pessoa, mas todas bem fluidas e bem humoradas, com personagens de fácil identificação e histórias com situações que poderiam ser reais.

O Verão de 1982 e A Casa do Destino foram os meus queridinhos, inclusive, até me emocionei com O Verão de 1982, mas todos os cinco contos são ótimos! Cada um tem seu toque especial, e assim como a estação mais quente do ano, cada um consegue aquecer o coração do leitor, e proporcionar momentos de muito romance e emoção durante a leitura! Resenhei cada um deles, com um pouco da história e a minha opinião sobre ele, e espero que vocês confiram a resenha de cada um! 

Ah! Não posso deixar de falar sobre a capa do livro, que é maravilhosa! A diagramação é fofa, com coraçõezinhos separando cada parte dentro do conto, e as letras estão de ótimo tamanho também, tanto que li até sem óculos! E um toque especial que eu adorei, é que o livro se inicia com um trecho de “Soneto de Fidelidade”, de Vinicius de Moraes. Que eu adoro!
























Resenha de cada Conto:
Te amei numa noite de verão (Priscila Reis Andrade)

Antônio é um estudante de Matemática que veio de Minas, com seus amigos universitários, passar o verão no litoral capixaba. Após aproveitar uma noite em um bar com seu amigo Miguel, ele, que já havia bebido o suficiente pra esquecer a chave de casa na mesa do bar, volta ao estabelecimento para buscá-la, e é lá que conhece a linda garçonete estudante de música, Janaína, que desde a primeira vista o encantou. 
Com seu jeito divertido e algumas indiretas bem humoradas, Antônio consegue o telefone de Janaína, que na verdade só deu porque pensou que no dia ele não lembraria o seu número. Mas pra sua surpresa, no dia seguinte, ele liga marcando um encontro.
A vida de Janaína sempre foi sólida, certa e previsível até aparecer Antônio. Ele lhe desperta sentimentos confusos, manter o conforto e o controle de suas emoções ou experimentar um amor de verão?
Narrado em terceira pessoa, o conto segue um ritmo bom e os acontecimentos ocorrem de modo coerente, sem aquela correria. Os personagens são bem humorados e a história nos mostra como é fácil encontrar um amor, e mais ainda perdê-lo. Mas que em uma noite, podem-se criar eternas boas lembranças. 

“Como uma brisa que você sente agora e depois cessa; como o céu de fim de tarde que tem nuances de rosa, laranja e azul que precede o cair da noite escura; como um beijo de verão que acontece no auge do entusiasmo e, às vezes, fica só na memória; assim fora aquela noite.” 

A Casa do Destino (Joice Lourenço)

Poderia o destino de duas pessoas estar ligado a uma casa? 
Raquel está separada de Danilo há dois meses. Durante um tempo ela se iludiu de que ele era o cara certo, mas claramente aquele relacionamento não tinha futuro. O rompimento foi difícil e ela andava muito estressada, por isso, foi passar uns dias em uma casa de praia que havia alugado, pra relaxar. 
Logo que chega ela é pega de surpresa com a chegada de Fernando. Graças a um problema de comunicação, o marido de Dona Helena, dona da casa de praia, alugou a casa para Fernando ao mesmo tempo em que Dona Helena alugou para Raquel. No meio de tamanha confusão, Raquel recebe uma mensagem de seu ex, avisando que passaria um tempo na casa que eles haviam alugado. Antes de Raquel poder responder, Danilo já está chegando a casa com outra mulher, e ela se vê no meio de toda aquela situação. 
É então que Raquel pede pra que Fernando finja ser amigo dela de longa data, até que Danilo fosse em bora. Essa situação aproximou os dois rapidamente, que de inicio só sabiam implicar um com o outro. A cada dia, com os olhares, passeios e conversas, a vontade de conhecer o outro só aumentou, junto da atração evidente, e eles realmente se tornaram amigos, e passaram a gostar até demais um do outro. Mas gostar tanto dele deixava Raquel com medo. E pensar em relacionamento a deixava perdida. Ela não queria sofrer novamente com um relacionamento que talvez não tivesse futuro. 
Será que o destino proporcionou um final feliz a esses dois? 
Narrado em primeira pessoa e de uma forma super descontraída, esse conto é daqueles que aquece o seu coração instantaneamente. A dinâmica entre os personagens é divertida e o romance acontece de uma forma tão natural e sincera que é impossível não cativar o leitor. 
























A Lagoa Azul (Gleize Costa)

Amanda Bueno, aos seus 24 anos, já tem três livros publicados e é considera uma escritora bem sucedida. Escrever é a sua vida, mas ela está passando por um terrível bloqueio criativo, e anseia voltar a escrever logo uma boa história. Ela acumulou alguns fãs, e através de um email elogiando uma de suas obras, ela conheceu Marcelo Soares. O rapaz a adicionou em seu facebook e ela acabou aceitando. Além de muito bonito, ela descobriu que ele trabalhava em uma pousada em Búzios, chamada Lagoa Azul. Um nome tão bonito que a fez lembrar-se de coisas românticas e a impressionou tanto que, ao dormir, sonhou com coisas lindas naquele lugar que lhe deu novamente inspiração pra escrever.
Decidida a conhecer Marcelo e a pousada, ela segue viajem pra Búzios. O primeiro dia foi muito agradável e ela conseguiu muitas ideias para seu próximo livro. Escrever de frente para o mar em uma bela pousada a deixou mais criativa do que imaginou, mas ainda faltava alguma coisa, ela ainda não havia conhecido Marcelo. Por onde andava o rapaz que instigou sua curiosidade para conhecê-lo? 
Ela por acaso o encontra online e acabam conversando. Ela acaba não tendo coragem de contar que estava na Lagoa Azul, mas depois de algumas conversas ela acaba revelando e ele lhe surpreende com uma revelação, e logo em seguida marcam um almoço juntos. Eles se conectaram rapidamente, e se encontrar pessoalmente com ele acaba deixando Amanda um pouco nervosa. Porque ela estaria tão ansiosa pra encontrar um cara que ela mal conhece? 
Eles passam um ótimo momento juntos, claramente existia uma atração e um encanto entre os dois, mas infelizmente não aconteceu nada demais, isso fez com que ela fantasiasse por toda a noite como seria beijá-lo. Pior ainda, na hora de ir em bora ela se vê muito triste por ter que ir. Será que isso não se transformaria em nada além de um mero encontro entre uma autora e um querido leitor?
Esse conto é tão gostoso de ler! Ele é narrado em terceira pessoa, mas você sente aquele friozinho na barriga, junto da personagem, como se fosse narrado em primeira pessoa (que é quando eu acho mais fácil de entender e sentir ao mesmo tempo cada emoção do personagem). Foi fácil se identificar com ela, já que os pensamentos e atitudes são narrados de forma simples e direta, de uma forma que faz a gente se envolver no que tá acontecendo. Adorei a química entre os personagens e o romantismo do conto, mostrando que coisas mágicas podem acontecer de repente, em um verão, e talvez permanecer por todas as outras estações.
























O Verão de 1982 (Rebeca Andrade)

Antes de ir à praia em um piquenique com seu filho Pedro, Júlia precisava passar na casa de seu pai. Ela ficou muito preocupada quando recebeu a ligação dele, e chegando lá, ele lhe entregou uma carta que foi escrita há oito anos, pelo pai de seu filho antes de ele entrar pra marinha. Seu pai acreditava que somente agora ela estava preparada pra receber essa carta, e lamentava não ter entregado antes.
Rafael se afastou de Júlia após o pedido dela que ele a esquecesse. Eles estavam muito apaixonados, e por mais que ele não entendesse o motivo da repentina mudança de comportamento dela, ele respeitou. Ela afastou o grande amor de sua vida não por vontade própria, mas ela guardou esse segredo achando que assim faria o melhor pra vida dele, mesmo causando sua própria infelicidade.
O envelope que agora Júlia carregava a estava incomodando. Sua curiosidade pra descobrir o conteúdo da carta era enorme, mas o medo era do mesmo tamanho. Ela tinha medo das emoções que retornariam ao ler, não sabia se estava preparada para relembrar o melhor, e ao mesmo tempo, pior verão de sua vida. Ela criou o seu filho com muitas lembranças de Rafael e contava sempre sobre os momentos que eles estiveram juntos, fez questão que o filho soubesse que o pai era um cara maravilhoso. O sonho de Pedro era um dia conhecer o pai, mas ela achava que isso nunca aconteceria; que eles nunca se encontrariam de novo. 
Júlia no fundo nunca esqueceu Rafael, mesmo depois de anos o sentimento permanecia forte dentro dela. Ela não acreditava que um dia voltaria a vê-lo, nunca teriam o seu final feliz, isso seria possível. Mas após ler essa carta com as palavras de amor de Rafael, foi impossível não imaginar como as coisas poderiam ter sido diferentes. Mas, graças a essa carta e ao encontro de Pedro com um marinheiro na praia, talvez esse sonho esteja mais próximo de se tornar realidade do que ela pensa.
Esse é o quarto conto do livro e até agora o meu preferido! Me emocionei desde o início com a história de Júlia, foi impossível não derramar algumas lágrimas durante a leitura da carta e com todas as palavras não ditas na história de amor dela com o Rafael. Os sentimentos e emoções são narrados de forma tão pura no conto que é impossível não se encantar! E ainda tem o filhinho da Júlia que é um daqueles personagens que dão um toque todo especial. Uma história linda que com certeza vale a pena ser lida!
























Resgatando o Verdadeiro Amor (Renata Martins)

Depois de um ano trabalhando e estudando, Manuella finalmente terá suas merecidas férias. Ela planejou uma viajem ao Rio de Janeiro com suas amigas, e estava muito animada pra isso. Tudo na vida de Manu é extremamente organizado, e ela não é uma pessoa que acredita em amor. Inclusive, após a morte de seus pais, ela perdeu sua fé em Deus. Então usava essa organização exagerada e a busca pela perfeição como uma forma de fuga, por medo de perder quem ama.
Manu mal pode acreditar que justamente no dia de sua viajem tudo começa a sair errado, e vê seus planos virarem de cabeça para baixo. Ela se atrasada para o salão, cai um temporal e o voo atrasa, e quando consegue chegar ao Rio com suas amigas, elas perdem a reserva que fizeram no hotel. Mas por sorte, um simpático rapaz chamado Miguel consegue ajudar ela e suas amigas a conseguirem um espetacular quarto em outro ótimo hotel. Apesar da grande ajuda, e de estar impressionada com a beleza do lugar que ele as levou, Manu não dá o braço a torcer e não é nem um pouco simpática com o rapaz. Diferente de suas amigas, ela não tenta esconder seu mau humor e sarcasmo. 
Pra surpresa de todos, mesmo depois de muito maltratado, Miguel convida Manu pra sair. Depois de uma séria conversa com as amigas, que a fizeram enxergar o quão de mal com a vida ela estava; ela decide mudar de atitude e aproveitar a viagem e aceitar o encontro com Miguel. O que ela não sabia era que, esse encontro, ia mudar a vida dela para sempre, e que eles têm mais incomum do que ela jamais pensou! 
Esse é o último conto do livro, e fechou com chave de ouro. Ver a personagem resgatando sua vida de volta e tendo amor e fé de volta em seu coração foi realmente muito legal. Uma linda mensagem de fé que toca o coração de qualquer um! 

0 comentários:

Postar um comentário